Consultório Financeiro

Como deixar a poupança e testar outros investimentos?

“Cresci ouvindo meus pais dizerem que precisava poupar e aplicar o dinheiro na Caderneta de Poupança. Isso me proporcionou uma crença limitante que me direciona a esse investimento, porém, nos últimos meses, devido à queda dos juros, percebo que preciso mudar de investimento o mais rápido possível para ter ganhos reais. Como devo proceder e me convencer de que existe segurança também em outros investimentos?”

 Márcio Wolter, CFP®, responde:

Olá leitor(a)! Somos bastante impactados pelas informações que recebemos dos nossos pais, inclusive quanto às finanças. Porém, devemos lembrar que eles viveram em épocas com diferentes perspectivas econômicas e menos opções de investimentos. Com as taxas de juros nos patamares atuais, o brasileiro, pelo menos momentaneamente, se viu com dilemas que antes eram restritos a investidores de países mais desenvolvidos. Aplicações em poupança anteriores a 03/05/2012 ainda rendem 6,17% ao ano, porém hoje a rentabilidade é de 70% da taxa Selic, que atualmente é de 2% ao ano. Portanto, se há inflação, por exemplo, de 3% ao ano não se tem ganho real nessa aplicação.

Para que você se sinta mais seguro(a) é preciso entender melhor o assunto, portanto nada melhor que estudar. Hoje temos bastante conteúdo, porém busque filtrar, pesquisar e ter certeza de que uma fonte é confiável. De qualquer forma, vamos trazer algumas considerações e exemplos a se levar em conta numa decisão de investimento.

Antes de escolher no que investir, é importante ter objetivos definidos. O que será feito com o dinheiro a curto, médio e longo prazo? Adicionalmente, é imprescindível conhecer seu perfil de risco através do preenchimento do suitability, que é um formulário disponibilizado por bancos e corretoras de valores. Isso tudo auxilia bastante na seleção dos investimentos, já que há quase uma infinidade de produtos financeiros, de mais e menos risco, e de prazos variados.

Outro ponto é a reserva de segurança. É prioridade ter algo como seis meses de despesas, valor que pode variar conforme a situação. Esses investimentos podem gerar rendimento similar ao da poupança, mas a ideia principal não é buscar grande rentabilidade e sim ter segurança e liquidez diária para qualquer eventualidade. Para esse objetivo, busque opções que seguem a variação do CDI ou da Selic. Produtos como CDB, Tesouro Selic e fundos DI com baixo custo podem ser alternativas interessantes.

Passada essa etapa, agora pode-se buscar o aumento real do patrimônio. Uma opção para ter essa rentabilidade real são produtos atrelados à inflação. Esses investimentos proporcionam uma taxa predefinida somada ao índice IPCA e normalmente exigem poucos ou vários anos de prazo de resgate. Nessa estratégia há alternativas, por exemplo, que possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), cobrindo perdas de até R$ 250.000 por CPF em cada instituição financeira ou conglomerado – limitadas a uma cobertura global de R$ 1.000.000 –, como CDB, LCI e LCA. Outra possibilidade é o Tesouro IPCA+, que é um dos títulos públicos do governo negociados no mercado.

Há ainda diversas possibilidades não exploradas aqui, todas com seus prós e contras. Não existe investimento melhor ou pior, e sim mais adequado para cada investidor. Leia, reflita, se informe e, caso não esteja confortável em tomar uma decisão, procure um planejador financeiro ou consultor de investimentos de confiança.

Boa sorte com os seus objetivos e sucesso!

Márcio Wolter Filho é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: [email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 09 de novembro de 2020

0