Consultório Financeiro

Como investir o dinheiro da venda de um imóvel?

Tenho 34 anos e estou com uma boa reserva devido à venda de um imóvel. Estou muito inseguro em como investir para preservar e até aumentar esse valor. Como fazer para garantir o futuro após a aposentadoria?

Valter Police, CFP, responde:

Sua pergunta é tão relevante que foi criado o Dia Mundial do Planejamento Financeiro e a Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco) lançou a semana mundial do investidor, com a coordenação no Brasil da CVM para discutir o assunto. A questão da educação financeira é uma preocupação global.

Minha melhor resposta para sua questão é: eduque-se continuamente e tome as rédeas de sua vida financeira em suas mãos, sem “terceirizar” as decisões mais importantes. No entanto, busque profissionais experientes e nos quais possa confiar para fazer essa jornada ao seu lado, já que as questões são muito complexas e exigem conhecimentos, habilidades e competências específicas, que apenas profissionais experientes possuem. Um planejador financeiro pode ajudar bastante, inclusive na seleção e escolha de outros profissionais que sejam requeridos (gestores de investimento, advogados etc.).

Assim, te convido a refletir sobre algumas das questões que esses profissionais abordariam e que são fundamentais, como: quais são seus valores (aquilo que realmente é importante para você), quando pretende se aposentar, qual o padrão de vida que almeja, qual o tamanho de seu patrimônio, como ele está distribuído, a que riscos está exposto, quanto você ganha e quanto gasta por mês, se pretende deixar um legado financeiro para alguém, entre muitas outras.

Como você já pode imaginar, é impossível dar um direcionamento preciso sem essas respostas, mas procurarei fornecer uma visão geral sobre os principais aspectos desse caminho.

Sei que é bastante comum direcionar o foco para os investimentos, como você faz em sua pergunta, mas há dois aspectos que merecem sua atenção, antes de abordarmos esse ponto.

Vamos começar pelos chamados “grandes erros”. Uma única decisão equivocada pode pôr a perder o trabalho de uma vida inteira. Pode ser cair em um golpe financeiro, não ter a apólice de seguros correta ou abrir uma empresa que acaba dando errado. Os exemplos são muitos, mas o resultado é o mesmo — perda irrecuperável de patrimônio.

A outra questão importante é o controle do orçamento, que ajuda a ter uma boa ideia de quanto e como se gasta, para saber se suas escolhas estão alinhadas com seus valores, direcionando os recursos para o que realmente importa para você — hoje e no futuro.

Voltando a falar sobre seus investimentos, a primeira recomendação é que você sempre deixe uma reserva de emergência em produtos de investimentos com altíssima liquidez e baixíssimo risco. Esse investimento não tem como objetivo fazer seu capital crescer, mas sim estar disponível caso você precise de recursos, evitando o uso do crédito, entre outros benefícios.

Com a reserva feita, é fundamental que você tenha uma carteira diversificada e a enxergue exatamente assim — como uma carteira. Em geral, as pessoas cometem o erro de olhar para seus investimentos produto a produto, o que as induz a tomarem más decisões.

A montagem de uma carteira de investimentos diversificada sempre foi complexa, requerendo experiência, conhecimentos, capacidades e habilidades das equipes de gestão. No cenário atual, com juros historicamente baixos no Brasil, isso é ainda mais desafiador.

Assim, procure por gestores de investimento, autorizados pela CVM, que possam montar e gerir uma carteira que vá ao encontro de seus objetivos de retorno e seja adequada ao seu perfil de risco.

Procure por empresas e profissionais de investimento, autorizados pela CVM, que possam montar e gerir uma carteira que vá ao encontro de seus objetivos de retorno e seja adequada ao seu perfil de risco e além do auxílio de um planejador financeiro pessoal certificado, que terá uma visão abrangente sobre você e suas finanças. A jornada será mais suave e você estará mais próximo de seus objetivos, dia após dia.

Boa sorte e boas escolhas!

Valter Police é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Valor Econômico ou da Planejar. O jornal e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para: consultó[email protected]

Texto publicado no jornal Valor Econômico em 30 de setembro de 2019.

0