Artigos Planejar

Meu pai faleceu e deixou uma herança que inclui três casas e R$ 1 milhão no banco. Como lidar com esse patrimônio?

Na avaliação das melhores práticas internacionais no quesito de planejamento financeiro, nos deparamos com a importância de desenhá-lo nos moldes personalíssimos e em consonância com sua realidade individual e familiar

Alexandre Britonne Simões, CFP® responde:

Na avaliação das melhores práticas internacionais no quesito de planejamento financeiro, nos deparamos com a importância de desenhá-lo nos moldes personalíssimos e em consonância com sua realidade individual familiar.

Dito isso, é sabida a importância que um bom profissional financeiro pode agregar ao trabalho de planejamento, execução e monitoramento de sua vida patrimonial. E, nesse cenário, reforçamos os modelos de gestão de patrimônio que sejam independentes e cuja remuneração do gestor ou planejador financeiro não seja atrelada à venda de produtos, e sim à entrega das soluções, abrangendo o amplo espectro de um planejamento patrimonial.

De toda forma, é recomendado que a primeira etapa nessa jornada de planejamento seja amparada na identificação de seus objetivos financeiros e, também, de seu perfil de risco. Em relação aos objetivos, é preciso estar evidente se você está na fase de acumulação, preservação ou distribuição de seus recursos – não somente relacionados aos seus ativos financeiros, mas também aos imobiliários, como foi destacado em sua pergunta.

A identificação de seu objetivo é crucial para a definição do nível de risco a que seu patrimônio deveria (ou poderia) estar exposto. Também é importante entender seus objetivos secundários, tais como viagens, educação, filhos, automóveis, bens pessoais etc.

O segundo ponto diz respeito à sua tolerância em assumir riscos, levando em consideração tanto a sua capacidade financeira quanto a sua disposição. O resultado do casamento de seus objetivos com esse perfil resultará em uma Política de Investimento Pessoal, que é similar a um planejamento estratégico para sua vida patrimonial. Essa política deve evidenciar não somente seus objetivos de investimento e a tolerância a risco, mas também os limites e/ou restrições. Por fim, ela deverá traçar a sugestão de alocação estratégica para sua carteira, prezando pela diversificação entre classes de ativos, sendo estabelecida com base em uma estratégia otimizada para a relação risco/retorno.

A etapa seguinte, nesse processo, é a execução do planejamento, ou seja, a definição dos produtos e ativos que farão parte da sua carteira de investimentos – lembrando: sempre em consonância com seus objetivos e perfil de risco, estabelecidos no início da metodologia de planejamento. No quesito da seleção dos ativos, também entra em questão sua realidade tributária e sucessória, na medida em que há tipos de produtos e estruturas que podem ser mais eficientes do que outros, de acordo com esses pontos.

Além disso, é importante mencionar a etapa que retroalimenta o processo de investimento – e que, diferentemente do que pode aparentar, é um processo vivo e dinâmico –, chamada de monitoramento. Na definição do seu planejamento, é importante estabelecer um prazo para que a estratégia, bem como os objetivos e perfil de risco, sejam revisitados e, caso haja mudanças materiais, não somente no mercado financeiro, mas em sua própria realidade pessoal e familiar, que sejam incorporadas ao planejamento para aderência às suas necessidades.

**Alexandre Brito é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected].

**As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.


Texto publicado na Revista Época em 28 de abril de 2023.

13