época negocios - texto

Quais são algumas das estratégias para administrar o dinheiro em casal?

Christian Martinewski, CFP®, responde:

Muitos brasileiros enfrentam desafios significativos ao tentar estabelecer um plano financeiro sólido, e essa tarefa se torna ainda mais complexa quando se trata de administrar dinheiro em um relacionamento a dois. Segundo pesquisa do Serasa, 52% dos entrevistados concordam que a situação financeira impacta diretamente a relação amorosa. Os casais que se separaram apontam os problemas financeiros como o segundo item mais relevante para a separação, atrás apenas de dificuldades na comunicação.

É fato que casais que conseguem lidar melhor com o dinheiro possuem maior probabilidade de ficarem juntos. Mas esse cenário está longe de ser uma tarefa fácil.

O primeiro desafio que temos ao decidir unir a vida com alguém é o de encontrar o equilíbrio entre os espaços dos indivíduos e o espaço do casal. É preciso lembrar que todo casal é composto por dois indivíduos que possuem planos e objetivos pessoais, mas que agora passam a possuir objetivos em conjunto: os planos do casal. Quando esse equilíbrio é desajustado, temos ou indivíduos frustrados por não conseguirem realizar seus sonhos pessoais, ou um casal que perde conexão.

Considerando a complexidade do tema, estejam atentos a estes dois pontos necessários para o planejamento do casal:

1. Conversem abertamente:

Para iniciar um planejamento financeiro eficaz como casal, é fundamental promover uma comunicação aberta e transparente. Embora possa parecer desconfortável, colocar todas as cartas financeiras na mesa é essencial para obter uma compreensão clara da situação financeira de ambos e estabelecer um orçamento sustentável. Em meio a essa discussão, é interessante observar que aproximadamente 40% dos brasileiros evitam deliberadamente pensar em dinheiro para não enfrentar sentimentos de tristeza, destacando a dimensão do tabu associado a esse tema em nossa sociedade. Abordar tópicos como renda, dívidas, padrões de gasto e prioridades se torna, assim, uma prática essencial para a construção de metas financeiras compartilhadas bem-sucedidas. Quanto mais o tema estiver inserido na rotina do casal de forma natural e sincera, melhor. Como uma dica prática, reservar momentos específicos para falar sobre o tema funciona muito bem.

2. Juntar ou não juntar?

Uma das principais decisões que os casais enfrentam ao unir suas vidas financeiras é como organizá-la. Existem três abordagens comuns quando se trata de orçamento como casal: juntar tudo e compartilhar todas as receitas e despesas; criar uma conta conjunta para despesas compartilhadas, mantendo também contas separadas; ou manter tudo separado e dividir as contas. Aqui, entra muito a preferência pessoal de cada casal. Realmente, não há receita de bolo. O mais relevante aqui é que seja uma decisão consciente e conversada entre o casal. Outro ponto importante é que seja respeitada a proporção do salário de cada indivíduo para a divisão tanto das contribuições quanto das despesas. Esse passo ajuda muito a evitar problemas futuros causados por grandes disparidades de renda.

Falar de dinheiro é o passo necessário para que uma relação conjugal perdure. Ao contrário do que parece, esse diálogo é sinal de cuidado e interesse no futuro. Se o casal precisar de ajuda profissional, contar com o acompanhamento de um planejador financeiro certificado é uma grande ideia.

Christian Martinewski Dohnert é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. 

Texto publicado no jornal Época Negócios em 19 de Março de 2024

0