Artigos Planejar

Vale a pena investir no Tesouro para reserva de emergência?

“Comecei há pouco tempo a fazer a minha reserva de emergência, com aplicações em títulos do Tesouro. A minha dúvida é: ainda vale a pena investir em títulos do Tesouro para compor a reserva de emergência?”

André Chede, CFP®, responde:

Prezado leitor,

Sobre a tua pergunta se vale a pena manter a reserva de emergência em Títulos do Tesouro a resposta é sim!

Nesse caso, o título indicado é o Tesouro Selic, uma vez que este tem uma correção com base nos juros básicos da economia.

Os Títulos Prefixados e os em IPCA não são adequados pela oscilação de preço, que é maior quanto mais longo for o vencimento do título.

O propósito de compor uma reserva de emergência é te servir em necessidades inesperadas, como gastos com saúde, perda de emprego, entre outros.

Então você deve buscar principalmente duas características nesse investimento: segurança e liquidez.

  • Segurança, pois é preciso proteger contra riscos de oscilação e perda do capital;
  • E liquidez para que esteja disponível sempre que você precisar.

Em relação à liquidez, vale lembrar que o pagamento do resgate do Tesouro Selic ocorre no dia seguinte da solicitação.

Uma outra opção que pode ser considerada são os Fundos DI com baixas taxas de administração.

Naturalmente existe uma preocupação com a rentabilidade, ainda mais no cenário atual de juros baixo, mas não é o fator mais importante neste caso.

Devemos considerar principalmente três fatores para a escolha de um investimento: segurança, liquidez e retorno, sendo que você irá optar pelos critérios que mais te interessam naquele momento.

Se você quer segurança e liquidez, deverá abrir mão de um maior potencial de retorno, ou se você quer mais retorno, provavelmente terá que renunciar à liquidez ou à segurança.

Uma dúvida comum entre as pessoas, é qual o valor necessário para deixar na reserva de emergência.

Não existe uma conta exata de qual o valor você deve ter nessa reserva, até porque cada pessoa possui gastos e necessidades diferentes, mas existe uma ideia bastante difundida por planejadores financeiros é que a reserva deve ser equivalente a pelo menos 6 vezes o seu gasto mensal. Então se o seu gasto mensal for de 3 mil reais por exemplo, essa reserva deve ser de 18 mil reais.

A construção da reserva de emergência é uma das primeiras etapas de um planejamento financeiro inteligente.

Parabéns por ter dado esse importante passo, e boa sorte na construção do seu patrimônio.

André Chede é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Email: [email protected]

As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site Exame ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Exame em 16 de fevereiro de 2020

0