época negocios - texto

Como identificar e avaliar oportunidades de investimento promissoras em setores específicos da economia?

Ivan Luiz de Almeida Vianna, CFP®, responde:
No mundo dos investimentos, saber identificar e avaliar oportunidades é essencial para quem busca otimizar os resultados de seu portfólio com um nível de risco adequado e uma estratégia baseada em seus objetivos e propósitos.

Para falar de propósito, pode-se recorrer a esta famosa passagem: “No princípio, era o Verbo, e o verbo se fez carne…”. O “Verbo”, aqui, pode ser lido como propósitos que guiam sua vida – se tornam “carne”, se materializam. Por isso, é essencial definir seus propósitos e objetivos, traduzi-los em planejamento financeiro e, só então, em investimentos.

Identificar oportunidades promissoras em setores da economia vem da capacidade de enxergar mais profundamente as engrenagens por trás do mercado financeiro – a economia real. Isso passa por acompanhar tendências, por aumentar sua capacidade de identificar setores da economia que estão em crescimento. Se o investidor observa que há um crescimento na demanda por energia renovável, ele pode buscar por empresas desse setor para investir. Contudo, para desenvolver seu “radar de tendências”, antes, é necessário aprimorar sua visão macro/micro da economia.

Perceber tendências e identificar sinais são processos que, para serem desenvolvidos, demandam teoria e prática, tempo e comprometimento. Começar pelo noticiário econômico e seus principais indicadores, como o IPCA, juros, dólar; atualizar-se sobre o cotidiano das principais economias do planeta; familiarizar-se com conceitos como análise fundamentalista e técnica. Tudo isso capacita o investidor a “ver” a interdependência financeira global e suas consequências para os países, e fazer suas próprias previsões. Compare-as com as de analistas de mercado, que emitem relatórios acessíveis nas páginas das corretoras, casas de investimento e bancos. Alguns, disponibilizados de forma gratuita e outros, via pacotes de assinatura.

Não reinventar a roda e seguir o caminho já traçado pelos especialistas tirando suas próprias conclusões, é mais eficaz para lapidar suas percepções. Fazer uma pesquisa setorial e analisar o mercado, vendo quais são as tendências atuais, os principais players, os desafios enfrentados e suas perspectivas futuras. Ler artigos especializados, notícias recentes e informações dos reguladores. Avaliar o tamanho de cada mercado, a taxa esperada de crescimento e a participação dos concorrentes. Examine as finanças das empresas. Faça uma análise financeira baseando-se nas receitas, margens de lucro, fluxo de caixa, endividamento e outros indicadores financeiros divulgados. Compare esses números com os padrões do setor e com a concorrência.

Ao aprofundar seu conhecimento de economia/finanças, naturalmente, o investidor passa a conhecer as regras que afetam os setores promissores e as possíveis mudanças nas leis. Esteja atento às regulamentações e ao ambiente político. Mudanças políticas também podem ter alto impacto em setores como energia renovável e saúde. A equipe de gestão de uma empresa é um diferencial. Uma equipe experiente e qualificada é fundamental para a execução eficaz das operações e para enfrentar desafios.
Olhe para o futuro, avaliando o potencial de crescimento das empresas, de setores novos ou inovadores, para encontrar as oportunidades. Como esses setores e empresas se relacionam com temas como sustentabilidade, impacto social e inovação/tecnologia? Qual é o impacto ambiental e social que essas áreas promissoras trarão? Avalie as inovações e a capacidade das empresas de se adaptarem às mudanças e como se relacionam com os avanços tecnológicos, como inteligência artificial, blockchain, automação, entre outros.

Tendências são o futuro. Antecipe-se: mídias especializadas como a revista The Economist ou o Financial Times publicam frequentemente artigos sobre o futuro da economia mundial. No Brasil, temos, entre outros, o BNDES, que recentemente publicou o Relatório “Panoramas Setoriais 2030” uma análise sobre os avanços tecnológicos que estão promovendo transformações no mercado.

E não menos importante: avaliar oportunidades de investimento é sempre uma atividade complexa. Tenha sempre espírito de aprendiz. Consulte profissionais do setor, analistas financeiros, planejadores financeiros certificados, para obter insights adicionais e tomar decisões em conformidade com seus objetivos e propósitos.

Ivan Luiz de Almeida Vianna é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. E-mail: [email protected].


As respostas refletem as opiniões do autor, e não da ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Texto publicado no site Época Negócios em 19 de dezembro de 2023

0