Editorial

Caro colega CFP,

Em meio à crise sanitária, turbulências políticas, sociais e econômicas, locais e internacionais, trazemos para nossa comunidade de profissionais CFP® uma reflexão: o planejamento financeiro nunca foi tão importante quanto agora. Nunca foram tão relevantes para todos, o conhecimento, a confiança, o senso do coletivo, o cuidar de si, dos outros, do planeta. E nunca foi tão oportuna a visão da Planejar: “Planejamento financeiro transforma a vida das pessoas”.

Neste ambiente inédito, a 21ª edição da CFP® Professional Magazine traz temas tão importantes e atuais, quanto diversos:

Na seção “de CFP® para CFP®”, o autor discorre sobre o profissional CFP® no Brasil e no mundo, seus desafios e suas conquistas. Orgulho de pertencer a esta comunidade.

O impacto dos juros negativos é abordado sob três óticas diferentes:
• Do ponto de vista econômico, analisamos a origem e o futuro dos juros negativos no artigo “Juros negativos, Darwin e iguanas”.
• Do ponto de vista do planejamento da aposentadoria, salientamos os desafios e a necessidade de implementar novas estratégias.
• Do ponto de vista dos investimentos, damos ênfase aos benefícios da diversificação internacional.

Um tema que vem adquirindo grande relevância no Wealth Planning é a filantropia. Deixar um legado, fazer a diferença. Em nossa matéria sobre o tema, a autora traz uma visão, ao mesmo tempo, simples e profunda. Confira!

Na seção sobre Planejamento Tributário, apresentamos um breve resumo do que vem sendo discutido até o momento sobre reforma tributária. Vale a pena acompanhar.

Na seção de entrevistas, contamos com a participação de CEOs de plataformas digitais e desenvolvedores de ferramentas para o uso de planejadores financeiros, discorrendo sobre como a tecnologia auxilia os profissionais CFP® em termos de ganho de escala e agilidade.

Trazemos um bônus nesta edição, disponibilizando em formato de podcast as entrevistas sobre ferramentas na voz dos nossos entrevistados. Aproveite!

Boa leitura!

Rosario Pujado, CFP®
Editora-chefe

Editora-chefe
Rosario Pujado, CFP®

Conselho Editorial
Angela Nunes, CFP®
Luiz Correia, CFP®
Marcia Belluzo Dessen, CFP®

Magazine Team
Gustavo Lendimuth, CFP®
Rosario Pujado, CFP®

Comissão de Educação
‍Eduardo Forestieri, CFP®

Apoio Planejar
Fátima Teixeira
Flávia Souza
Jean Estevan
Marília Rios Sibulka

Reportagem
Luciene Miranda

Revisão
Luciene Miranda

Planejar

A Certificação CFP® é a única credencial de profissionalismo mundialmente reconhecida para o planejador financeiro pessoal. Ao buscar aconselhamento objetivo, competente e de confiança, procure um profissional CFP®.

Para mais informações sobre a Certificação CFP® visite
www.planejar.org.br

CERTIFICAÇÃO CFP®
EXCELÊNCIA GLOBAL EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

As marcas CFP®, CERTIFIED FINANCIAL PLANNER e CFP pertencem ao Financial Planning Standards Board Ltd. para uso fora do território norte-americano. A Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros é a entidade autorizada pelo FPSB mediante acordo firmado entre ambas para a concessão e administração destas marcas no território brasileiro.

Planejar
0